A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um caminho positivo e importante para refinar o desenvolvimento de caminhos individuais e diversos de aprendizagem. A partir de uma avaliação bem feita de pontos fundamentais, um professor pode aplicar uma avaliação rápida, tabular números e montar grupos de estudos diferentes com potenciais específicos, por exemplo. São ferramentas úteis na direção do aprendizado adaptativo e do ensino individualizado.
A formação dos professores para o uso da tecnologia como ferramenta no percurso de aprendizagem é algo muito debatido no mundo todo. O Oswald procura investir em uma formação instrumental de seus educadores para a cultura digital, as novas mídias e as novas metodologias, além do próprio investimento estrutural que cria novos espaços para o uso dessa tecnologia. Como um importante elo do contato dos alunos com essas novas ferramentas e linguagens, o educador têm espaços para interlocução e apoio para experimentar novos repertórios metodológicos. O Oswald incentiva seus professores na busca pela construção de novas dinâmicas e, para isso, propicia uma formação que os coloca em contato com textos teóricos que dão o impulso primeiro para a modernização de metodologias.
Aprofundamento
Que aluno é esse que está chegando na escola hoje? Uma produção escrita mais aprofundada está em xeque nos meios digitais? O Oswald acredita que algo que não se deve perder de vista nunca é o aprofundamento. Os tempos do cotidiano, incrementados pelo uso de tecnologia, podem ser aspectos negativos nessa busca. Por isso, o colégio promove trabalhos de fôlego desde as séries iniciais, com o objetivo de trabalhar a importância do tempo de dedicação e aprofundamento.
Com boas mediações, o Oswald acredita que a tecnologia pode trazer autonomia para os alunos. No limite, podemos pensar que a função clássica dos professores deixaria de existir, passando aos papéis de facilitadores, conectores e mediadores do processo de aprendizagem. Muito da necessidade de intervenção humana vai poder ser acoplada nas tecnologias, o que pode gerar uma escola mais descentralizada e alunos mais autônomos na escolha de caminhos de conhecimento. Grupos poderão se formar por interesse e não apenas por categorias dadas, como idade, por exemplo. Para tanto, precisamos também de alunos mais ativos e, por isso, o Oswald aposta desde agora na formação de estudantes mais ativos, não apenas no contato com a tecnologia, mas também no processo de investigação e construção de conhecimento como um todo.
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, em uma roda de conversa sobre a cidadania digital e o uso das novas tecnologias na educação.
Adriana Elisabeth Dias, coordenadora pedagógica dos 6º e 7º anos; Carolina Gil, coordenadora de tecnologia educacional do Ensino Infantil ao Médio, e Harlei Alberto Florentino, diretor geral do Oswald.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]