Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as crianças têm aulas de Expressão Corporal. Uma maneira divertida, teatral e muito movimentada de trabalhar o corpo! Desde os primeiros passos, no G1 e G2, as aulas com a professora Janaína Peresan (conhecida na escola como Jana) são muito especiais. A proposta das atividades, nessa fase, é bastante individualizada, buscando gerar confiança na relação entre as crianças e com a educadora, criando um vínculo pessoal e emocional.
As aulas de Expressão Corporal começam sempre com uma roda, história ou música. A escolha inicial se repete ao final da aula para dar às crianças uma compreensão de começo, meio e fim nas brincadeiras. A partir desse momento em roda, Jana divide a aula em dois tempos: o primeiro, em que trabalha movimentos e acrobacias individualmente com as crianças; e, o segundo, uma atividade coletiva. Com os pequenos, o trabalho se desenrola com poucos materiais, desenvolvendo com as crianças a perspectiva de que seu principal brinquedo é o corpo!
Na chegada ao G3 e G4, aumentam as atividades coletivas: as aulas se baseiam em trabalhos de roda e em brincadeiras dramatizadas. Normalmente, essas brincadeiras são histórias que a professora desenvolve com as crianças. As explorações e brincadeiras coletivas não deixam de levar em conta o indivíduo, mas, no Oswald, a percepção é de que as crianças se desenvolvam no coletivo e, juntas, atuem melhor nas brincadeiras. Janaína cria atividades que posicionam as crianças em grupo, como exploradores que vão conhecer uma bruxa, por exemplo; dessa forma, sentem-se mais à vontade no contexto e socializam entre si com maior desenvoltura. No G4, as atividades incluem mais brincadeiras de encenação. Enquanto no G3 a interpretação ainda é em roda, coletiva, no G4 a proposta pode se abrir, uma vez que as crianças já se sentem mais à vontade para assumir papéis individuais.
Chegando na Unidade Girassol, no G5, as crianças já percebem no mundo diversos momentos e desdobramentos de dramatização. Como rotina nesta série, os alunos trabalham o tema do Circo para, no 2º semestre, montarem de fato um espetáculo circense! As crianças participam do processo de desenvolvimento desse Circo como um todo, escolhem personagens, criam as cenas, escolhem a trilha sonora e montam estruturas para as apresentações. O Circo não é trabalhado apenas como uma linguagem artística, mas também como reflexão sobre o trabalho coletivo, a cooperação, os limites do corpo e também a interpretação.
Com a entrada no Ensino Fundamental I, as aulas de Expressão Corporal passam a tratar do jogo teatral. No 1º ano, as turmas desenvolvem apresentações coletivas, nas quais o grupo todo pensa junto em uma apresentação para socializar com os colegas. Já no 2º ano, o trabalho mergulha mais a fundo nos conceitos teatrais. Ainda assim, as aulas são programadas, mas nunca estáticas. Se alguma dificuldade é percebida em alguma criança, a professora muda a dinâmica do encontro; ao mesmo tempo, se percebe que uma brincadeira está ajudando uma criança que está triste a se sentir mais feliz e confortável com o grupo, procura estender aquela brincadeira. A Expressão Corporal se baseia nessa reflexão a respeito da importância da alegria e do sorriso na rotina das crianças, criando mais um momento para que se percebam como brincantes e se expressem por meio da brincadeira e do corpo.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]