Investir em um currículo diversificado está na origem do Colégio Oswald, que continua investigando novas propostas de diversificação de suas práticas pedagógicas constantemente.
A Coordenadora da Educação Infantil, Ieda Abbud, define as palavras “integração” e “diversificação” como sínteses da expressão desse currículo diversificado na Educação Infantil. Diversidade e integração são os conceitos que pautam todas as atividades relacionadas ao trabalho com as crianças, direcionando desde a seleção da equipe, o trabalho realizado diariamente, as interações entre adultos e crianças – e também entre as crianças de diferentes idades -, a composição dos espaços, até a seleção de materiais que serão utilizados nas práticas cotidianas.
A proposta pedagógica da Educação Infantil se debruça na integração entre cuidar e educar, entre as diferentes áreas do conhecimento e suas linguagens, a fim de promover verdadeiras experiências de aprendizagem, tendo o brincar como grande elemento integrador. Para isso, a reflexão sobre o currículo é contínua e os projetos, atividades permanentes e sequências didáticas são discutidos pela equipe pedagógica, sempre pensando na maneira de transpor o Projeto Político Pedagógico da escola para a prática com as crianças, tendo a preocupação de aproximar – desde essa faixa etária – as práticas escolares das práticas sociais.
Um exemplo da integração como conceito fundamental no currículo do Oswald é o processo de integração das disciplinas Sociologia e Psicologia, no Ensino Médio. Tarso Loureiro, professor de Geografia e Sociologia, pensava, em sua disciplina, em maneiras que permitissem enriquecer a experiência das aulas, com o intuito de trazer um olhar social para os conteúdos abordados.
Em reuniões com a professora Marcella Monteiro, que trabalhava projetos integrados entre Psicologia e Produção de Textos, os dois educadores entenderam que mantinham algumas leituras comuns e outras tantas complementares.
A partir destas intersecções, conseguiram desenvolver um trabalho conjunto entre as áreas de Sociologia, Psicologia e Produção de Textos. Desde então, foi feita a construção de um currículo integrado entre as disciplinas: mesmo as aulas ainda tendo horários distintos, há um conteúdo conjunto trabalhado com os alunos. À medida que esse trabalho foi sendo desenvolvido, os professores conseguiram propor um currículo totalmente integrado. Atualmente, as reflexões feitas nas duas disciplinas caminham junto dos trabalhos de Produção de Textos, materializando para os alunos do Ensino Médio a integração dos conhecimentos, assim como a diversificação das possibilidades de ações e práticas sociais que expressem a diversidade desses aprendizados.
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se reuniram em uma roda de conversa para debater a importância de um currículo diversificado na formação dos alunos. Ieda Abbud, que trabalha no Oswald desde 2012 e é Coordenadora do G2 ao G4, na Educação Infantil; Tarso Loureiro, na escola desde 2010, é professor de Geografia e Sociologia nos Ensinos Fundamental II e Médio, e Tatiana Kobayashi Sarmento Tatit, que é professora do Fundamental I e trabalha na escola desde 2006.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]