Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de práticas diversificadas do Oswald está a disciplina de Projetos de Intervenção, trabalhada com o 3º ano do Ensino Médio. Inspirada no trabalho de solução de problemas do currículo da Universidade de São Paulo (Campus Leste), é uma das marcas do currículo do Ensino Médio do Oswald.
Nesse projeto, os alunos se dividem em grupos e, a partir de um problema metropolitano que lhes toque, pesquisam e propõem um Projeto de Intervenção para tentar solucionar o problema sobre o qual pretendem atuar. Os grupos partem de um levantamento teórico do problema, de trabalhos escritos sobre o assunto e mapeiam potenciais soluções, para a tentar criar uma intervenção construída coletivamente.O trabalho inclui a busca de recursos financeiros, a elaboração e administração de um cronograma de ações e, não raramente, propõe intervenções que extrapolam os muros da escola.
Muitas vezes, nesse processo, os alunos precisam lidar com frustrações, quando não conseguem resolver os problemas, quiçá viabilizar o projeto – às vezes porque os próprios alunos não conseguem se organizar, mas muitas outras vezes porque não é fácil executar uma mudança significativa. Ainda assim, os professores orientadores dos grupos afirmam que é interessante permitir ao aluno vivenciar essa frustração.
Pedagogicamente, a experiência promove transformações nos alunos, seja frente a impossibilidade de execução, seja com uma ação surpreendentemente articulada promovida inteiramente pelos grupos. As ações fora da escola instigam conexões e práticas sociais que exigem outras diversas habilidades dos alunos e, consequentemente, proporcionam aprendizados diversificados.
Também com a preocupação de trazer para a realidade dos alunos o que acontece na sociedade, no Ensino Fundamental I os projetos trabalhados nas turmas podem surgir a partir da identificação de problemas reais pelos alunos. Trazer a prática social em todos os conhecimentos mobilizados no processo de aprendizagem é uma das marcas do projeto do Oswald.
Por meio da construção do senso crítico e do estímulo à participação ativa dos alunos na elaboração desses conhecimentos, a escola trabalha os conteúdos obrigatórios mantendo a preocupação com a prática social, com a maneira que esse conteúdo é trabalhado e abordado: pensa-se a experiência do aluno, olhando para os assuntos discutidos em sala que podem ajudar a construir a relação dos alunos com o mundo. Os projetos são construídos a partir de alguma problematização realizada pelos alunos e direcionados pela equipe de professores para atingir as expectativas de aprendizagem daquela série. A aproximação com a realidade mobiliza e desperta o interesse dos alunos, tornando-os ativos em suas aprendizagens e ações na escola, assim como na sociedade em que vivem.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]