Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas digitais na educação e na vida? Como formar cidadãos que levem para todos os ambientes de convívio – dentro e fora da escola, em ambientes digitais ou analógicos, no encontro real ou virtual – uma abertura ao diálogo, ao conhecimento e ao respeito à diversidade?
Esses são alguns dos desafios que o Oswald busca enfrentar ao trazer para dentro do currículo e do ambiente escolar a educação e a cidadania digital.
Cidadania digital na escola
No plano factual, quando falamos da inserção da tecnologia na vida das crianças e jovens, em especial das mídias sociais, estamos falamos da possibilidade de interação e conversa, de visibilidade e trocas, possibilidades muito ampliadas pelo universo digital. A interação e o compartilhamento existem, atualmente, em escalas enormes, mas a exposição também faz parte dessa nova cultura. Portanto, é sempre importante ter em mente que, se estamos falando de interação entre pessoas, essas interações são mediadas por códigos culturais. Questões éticas, sociais e morais são postas na mesma intensidade.
É nesse sentido que se cunha o termo Cidadania Digital: o meio digital, permitindo a ampliação das relações, tem colocado em xeque a postura e a forma como as pessoas lidam umas com as outras. Por isso, falar em Cidadania Digital na escola é buscar novos espaços de discussão e interações nesse novo cenário.
Muito frequentemente, a tecnologia é colocada como um problema a ser combatido com a atual geração de alunos, mas o Oswald não pensa dessa forma. Cotidianamente, existem desafios a serem vencidos, e a equipe pedagógica do colégio busca lidar com eles dando mais ênfase à ampliação das oportunidades e conexões, por meio de um uso saudável e responsável da tecnologia. O trabalho com Cidadania Digital tem sido incorporado no currículo do Oswald de forma transversal: em trabalhos com todas as séries, promovendo reflexões específicas sobre o tema, mas também inserindo o uso da tecnologia de forma significativa em diversos momentos na sala de aula.
Uma das maneiras mais efetivas que o Oswald encontrou de colocar os alunos – de Ensino Fundamental II, por exemplo – a par destas reflexões, foi problematizar o assunto em sala de aula, a partir da ideia de riscos e benefícios do uso das mídias sociais ou da internet. Nesses momentos, professores e alunos trabalharam vantagens e desvantagens desse novo formato de comunicação. Com materiais específicos, pesquisas e muitas discussões, os alunos tomaram conhecimento de conteúdos de segurança na internet e puderam retomar essas questões com bastante frequência no cotidiano escolar. Nessa construção das práticas, também é muito importante o intercâmbio entre alunos mais velhos e mais novos na escola. Os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, por exemplo, prepararam um momento de troca com alunos do Ensino Fundamental I a partir de pesquisas e produções que fizeram sobre os temas de cidadania digital e segurança na internet.
A concepção do Oswald é de que, nessa esfera, que já adentra o mundo adulto, também é responsabilidade da escola trazer o conhecimento e orientar os jovens nesse universo. Os educadores e adultos tem o papel fundamental de mediar essa comunicação, cuidando e dando contorno ao tema para os alunos. São questões refinadas que compreendem o significado da vida digital, da vida em comunidade, que estão em constante evolução nas novas gerações e, ao mesmo tempo, não têm impacto percebido imediatamente pelos alunos. Por isso, o Oswald preocupa-se em, por meio de atividades, discussões, palestras e materiais informativos, trazer à comunidade – alunos, famílias e educadores – esta importante questão do século XXI.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]