Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem Fronteiras – uma avaliação criada na Austrália na década de 1980 e que hoje é utilizada em 55 países. Com o objetivo de promover a divulgação da Matemática elementar, a equipe de Matemática do Oswald já pensa em estender essa participação dos alunos do colégio em provas mais tradicionais, como a Olimpíada Brasileira de Matemática.
O Canguru tem como diretriz o raciocínio matemático; não é destituído de conteúdos específicos, divididos por séries, mas a ênfase está no raciocínio. As provas são aplicadas para Ensino Fundamental II e Médio em um mesmo dia e têm como característica marcante a criatividade das questões.
Os professores acabam, inclusive, aproveitando a criatividade das questões do Canguru Matemático também nas provas regulares, alinhando-se ao trabalho geral do Oswald com a criatividade e o raciocínio crítico nas disciplinas de humanas e outras linguagens. Os alunos participantes que se destacam recebem medalhas e certificados pela participação. Em número de medalhas, a escola vem melhorando seu desempenho a cada ano – em 2017, foram 14 medalhistas.
Ainda em relação a parcerias de exames externos que conectem a prática pedagógica do Oswald e seus estudantes com referências mais gerais de educação, a professora do Ensino Fundamental II, Luciana, participou de um projeto na Editora Moderna que buscava detectar os principais problemas e defasagens do ensino da Matemática nas escolas.
O Oswald foi um dos colégios parceiros do projeto, aderindo à aplicação de uma prova no formato de múltipla escolha – em que cada resultado era apurado e relacionado a determinado raciocínio utilizado pelo aluno -, que pretendia testar o nível de conhecimento e defasagens. A Editora ainda deve gerar um relatório dessa avaliação, o que permitirá às escolas parceiras atuar nas áreas de defasagem.
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de seis educadores do Oswald, em uma roda de conversa sobre o ensino da Matemática no Oswald. Ana Paula Mateus, professora do 5º ano do Fundamental I, que trabalha na escola há 7 anos; Luciana Moura, professora de Matemática do 6º e 7º ano e no Oswald há 4 anos, e Vania de Andrade Luz, professora de Matemática do 8º e 9º ano do Fundamental II e Ensino Médio e está na escola há 10 anos.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]