As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho a partir das danças tradicionais populares brasileiras, em paralelo a um diálogo entre a dança contemporânea e as danças brasileiras tradicionais. O desafio de trazer o universo das danças tradicionais como um conteúdo físico e simbólico – sem que seja posto de forma datada, folclórica ou reducionista – permeia o trabalho da área desde sua criação. Portanto, nas aulas de Dança para o Ensino Fundamental II e Médio, as educadoras trazem as danças tradicionais populares com um olhar específico e atualizado, explorando os vocabulários dessas manifestações para o desenvolvimento da aptidão física e o exercício da expressão com os alunos.
No 1º ano do Ensino Médio, por exemplo, são trabalhados conceitos como organização de espaço, domínio rítmico, transferência de peso, escuta coletiva, por meio de exercícios de exploração do corpo na dança contemporânea, assim como nas manifestações das danças brasileiras, trazendo também elementos do Jongo e do Coco de Roda. Já no 2º ano, o foco é a investigação desses vocabulários para a criação de “textos” próprios dos alunos; ou seja, os alunos são instigados a fazer improvisações, pesquisas para a criação de personagens, explorações de espaços não convencionais para performances. Também nesta série, trabalham com o folguedo do Cavalo Marinho, que tem maior complexidade e exige maior mergulho na cultura brasileira para desenvolvimento do repertório de movimentos da dança.
O foco do trabalho não está em aprender somente os passos das diversas manifestações, mas, sim, no conteúdo por trás das danças populares. É uma escolha político-pedagógica de trazer as danças populares para dentro da escola, em diálogo com a produção da dança contemporânea. As aulas de Dança trazem, junto ao repertório de movimento, a contextualização sobre quem são as pessoas que dançam, onde dançam, e a manutenção das manifestações e comunidades detentoras das culturas.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]