Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, os alunos realizam Trabalhos de Campo, que não possuem ainda os mesmos contornos dos Estudos do Meio – integrantes do currículo a partir do Ensino Fundamental II -, mas que já promovem experiências de pesquisas, observações e relações feitas entre a sala de aula e o mundo fora dos muros da escola.
O Trabalho de Campo ocorre desde os primeiros anos da Educação Infantil, sendo tanto disparador de assuntos a serem investigados como finalizador de estudos, ou mesmo intermediador dos caminhos de pesquisa que a turma percorre.
O Trabalho de Campo coloca em xeque uma quantidade enorme de conteúdos factuais e procedimentais para o aluno. Durante o trabalho, ele tem que mobilizar seus saberes, organizar os próprios procedimentos de registro, assimilar as novas informações, compartilhar tarefas com os colegas de seu grupo, entre outras atividades. Ali, o aluno tem uma visão mais complexa do fenômeno estudado, experimentando seu papel de pesquisador de maneira mais complexa. Todas as aprendizagens se ancoram em uma vivência prática que ativa todos os sentidos simultaneamente – ou seja, resulta em um aluno mais poroso e uma aprendizagem mais significativa. As experiências, como a dos alunos do 4º ano com o Trabalho de Campo no Centro de São Paulo, também têm papel no embate de referências e pré-conceitos, além de mediar, desde a infância, a relação do aluno com a cidade em que vive.
Dependendo do encaminhamento, pode-se enriquecer ainda mais a interdisciplinaridade, como a entrada da disciplina de Inglês no Trabalho de Campo do 3º ano do Fundamental I pela Vila Madalena, por conta da presença significativa de estrangeiros no bairro. Com isso, os alunos visitam albergues da juventude, entrevistam turistas internacionais e trocam percepções sobre o bairro, culminando na produção de um Guia Turístico bilíngue escrito pelos alunos.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]