O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de encerramento ao 3º ano do Ensino Médio dentro da concepção criativa da escola. O Projeto de Encerramento envolve as seis disciplinas das áreas de Artes e Educação Física, é autoral e tem um grande investimento da escola, para que os alunos criem e organizem coletivamente um espetáculo, desde o roteiro a apresentação. Há alguns anos, o espetáculo deixou os espaços de teatros alugados e passou a ocupar a escola, na Unidade Cerro Corá, sem regras em relação à ocupação do espaço, desde que mantidas as medidas de segurança.
Todos os anos, a chegada ao último ano da vida escolar dos alunos é marcada também pela ansiedade em conceber o projeto. As turmas começam a debater os possíveis temas com os professores, que mostram espetáculos de outros anos e referências de suas áreas de trabalho. Coletivamente, os alunos levantam temas e, então, apresentam propostas formais aos colegas para votação. Escolhido o tema, é formada uma comissão de elaboração de roteiro com alunos e professores, que irão reunir referências, textos e trabalhos desenvolvidos nas áreas de artes. Com o tempo, outras comissões necessárias para a confecção do espetáculo foram criadas, como a comissão de música, artes visuais, cenário, figurino, produção, comunicação, contra-regragem etc. É um projeto de evolução constante, que pretende aproximar o aluno da criação artística de forma autônoma e sensível, marcando o final de sua vida escolar.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]