O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico a linguagem corporal, na qual as crianças são estimuladas a pensar o corpo como um brinquedo e a atitude do brincante com excelência. As aulas do professor Patrício Casco, que trabalha na escola há 23 anos, desenvolvem o espírito lúdico e, a partir disso, trazem as crianças para uma experiência de cultura corporal. Essa cultura começa com as brincadeiras infantis, de roda, por exemplo, e vai se desenvolvendo para a expressão corporal e os jogos esportivos. O trabalho é feito com o objetivo de manter – e por vezes resgatar – o espírito lúdico das crianças, que passam a perceber que o jogo pode e deve ser entendido como brincadeira.
No 1º ano do Ensino Fundamental I, as disciplinas de Educação Física e Expressão Corporal trabalham em intersecção, pensando as brincadeiras e atividades que a professora Janaína Peresan desenvolve em parceria com o aprendizado de atividades corporais mais complexas – presentes nos jogos de Educação Física -, completando um ciclo de aprendizagem física, corporal e psicológica.
Outro exemplo de transdiciplinaridade são as atividades que trazem para o trabalho de Educação Física os desafios de esquematização e sistematização apreendidos em sala de aula, no processo de alfabetização, no início do Ensino Fundamental. Patrício define que “seria um desperdício não aproveitar isso. Trabalhamos com as crianças a atenção aos objetivos do jogo, ao símbolo daquele jogo, às regras como gênero literário, e essa intersecção de aprendizados vai aumentando com o passar dos anos, colocando os jogos no patamar de manifestações culturais tradicionais”. Esse trabalho de esquematização culmina, ao final do 3º ano, na produção de um livro com as descrições e regras de um determinado jogo esportivo.
No 4º ano, essa esquematização de jogos extravasa e extrapola os domínios dos jogos esportivos. As crianças passam a criar um jogo em sala de aula e só depois a atividade é transferida para a quadra, trabalhando sua capacidade criativa e organizativa. “Quando colocam em prática esse projeto, as crianças criam jogos em que se sintam bem, mas também encaram como desafio criar algo que seja divertido, mas factível. Muitas vezes, o ‘laboratório explode’, como gosto de brincar, quando um jogo programado pelas crianças não funciona bem ao ser colocado em prática. Mas isso acontece pouco e, mesmo quando acontece, o aprendizado é enorme”.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]