A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada pelos diferentes usos do corpo que são propostos aos alunos, marcados pela diversidade no ensino de diferentes práticas, definidas em três frentes: Dança; Esportes; Circo e Capoeira. Essas áreas atuam conjuntamente aos projetos desenvolvidos com os alunos, em trabalhos interdisciplinares e em diversos momentos da vida escolar.
Do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II, as disciplinas de Educação Física são ministradas trimestralmente; ou seja, a cada ano os alunos passam três meses experienciando cada uma das práticas. Desde cedo os alunos demonstram suas preferências e, então, os professores buscam engaja-los nas diversas iniciativas, mostrando que os aprendizados dali podem e devem ser levados para as atividades que mais gostam de fazer, quando o momento for oportuno. Procuram sempre mostrar essa relação de complementaridade entre as frentes. No caso específico de Dança e Circo, que são áreas que apresentam forte relação com as artes cênicas, com a presença de conteúdos artísticos, os educadores procuram fortalecer essa característica propondo apresentações para outras turmas, compartilhando suas produções (de sequências, cenas, esquetes) com o intuito de exercitar entre os alunos a função comunicativa e expressiva das artes.
A partir do 9º ano, essas disciplinas são optativas e os alunos escolhem uma delas para praticar durante todo o ano letivo. O Oswald pensa a forma de integração dessas áreas e valoriza o caminho que os alunos percorrem até chegar ao Ensino Médio, para que os jovens adquiram um repertório corporal bastante desenvolvido e a capacidade de fazer inter-relações dessas frentes. O ápice dessa trajetória artística e corporal é o Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio, que reúne as áreas de Artes com as áreas de Educação Física – e, muito frequentemente, outras disciplinas. É um projeto de bastante fôlego, que propõe a produção de um ritual de encerramento, algo que procure envolver os alunos para deixar um marco de sua trajetória escolar no Oswald.
Outra culminância da integração das frentes de Educação Física e Artes, e da valorização desse trabalho no Oswald, é a Programação Corpo e Expressão, que acontece dentro da Mostra Cultural da Unidade Cerro Corá. São momentos específicos dentro da Mostra Cultural, que é um importante marco na socialização dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos com a comunidade escolar. Na programação, os alunos dos diferentes cursos apresentam coreografias que buscam transcender os espaços convencionais – ocupando diferentes espaços da escola –, números de circo, rodas de capoeira ou cenas de teatro, dando espaço para que os jovens tomem a iniciativa de apresentarem também produções próprias, desenvolvidas em atividades que podem, até mesmo, ser praticadas fora da escola. A Programação Corpo e Expressão existe há alguns anos e tornou evidente a abertura para a criatividade e a interdisciplinaridade defendidas pela escola. As disciplinas de fato dialogam e a Programação na Mostra Cultural espelha essa vontade de permeabilidade entre as áreas, abrindo mais um espaço de apresentação e compartilhamento entre a comunidade oswaldiana.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]