O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais aguardados pelas crianças da Unidade Girassol. Elaborado pelos professores Patrício Casco e Jurandir Damasceno de Carvalho, o evento interno foi desenvolvido com atividades diversas, jogos e brincadeiras, tanto físicos quanto de tabuleiro. Os alunos são separados por cores, que marcam as equipes, com crianças de diferentes idades em cada equipe, propiciando um momento de entrosamento e percepção do outro, tanto dos mais velhos quanto dos mais novos. Os educadores participam não apenas como brincantes, mas também como monitores e organizadores no festival.

O que move o Festival de Jogos é a participação de todos, a inclusão, em oposição à competição. É um evento que valoriza a convivência, instigando as crianças a aceitarem o outro em suas capacidades e incapacidades, criando novas amizades e promovendo o respeito multietário na escola.

Diversos registros já foram feitos deste momento especial para os alunos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ao longo dos anos, narrando esses dias de muita diversão na voz dos próprios alunos: