O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano do Ensino Fundamental II prevê que voltem ao início, como se não tivessem conhecimento musical estruturado. Ainda no 6º e 7º ano, aprendem o sistema métrico musical, timbre, ruído, e fecham o ciclo com a elaboração de uma peça de percussão. A partir de então, passam por composição, ensaio e apresentação. São esses os trabalhos apresentados no MosCOW, a Mostra de Composições do Oswald, criada em 2016. Participam alunos de 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, mas estudantes do 1º e 3º ano do Médio também podem participar. Alunos do 2º ano do Médio, muito por conta do projeto Derivas*, partem para propostas mais performáticas que, ao final, são usadas na Mostra Cultural.
As iniciativas Serão e Musicália existem há mais tempo na escola. O Serão já existe há 32 anos. Quando Alex, professor de Música, assumiu as aulas, o festival era uma mostra de bandas da comunidade – incluindo pais, alunos e funcionários – que estava desconectado das premissas da área de Música, do trabalho curricular da escola. Há três anos, trabalha na tentativa de mudar esse cenário, proporcionando mais espaço para trabalhos autorais e música instrumental, buscando aumentar o diálogo com o trabalho de música desenvolvido dentro da escola. É importante lembrar que o aluno do Oswald tem que aprender a manipular a linguagem musical a partir de dois aspectos: criação e escuta – como ouvir e criar ferramentas de identificação e capacidade de reflexão sobre aquilo que a indústria oferece. Ao mesmo tempo, existe um cuidado para o gosto e o repertório pessoal e familiar.
Neste ano, implementou-se outro diferencial: um convite aos alunos interessados em trabalhar na área técnica de shows, abrindo espaço para que os jovens trabalhem operando o som e a luz do festival. Os professores entendem como um movimento muito genuíno, pois notam interesse dos alunos nessas áreas de produção.
Já o Musicália, organizado pelo grêmio estudantil, é um evento dos alunos, no qual os professores não têm participação na seleção do repertório e que acontece no mesmo dia do MosCOW. É um evento bonito e interessante para perceber o envolvimento e a participação dos alunos, uma vez que todos se mostram muito incentivadores e parceiros uns dos outros. O festival não tem o mesmo rigor de apresentação do Serão, por exemplo, o limite entre músico e plateia é significantemente menor e o clima mais informal, deixando os alunos mais à vontade. Ainda assim, não deixa de ser – de fato – um festival, no sentido literal e original do termo, além de um momento importante, quando os alunos entendem que os professores também são público.
Este texto foi construído a partir da colaboração de dois educadores do Colégio Oswald de Andrade, em uma conversa sobre o papel das artes visuais e da música no projeto do Oswald. Alex Buck, professor de Música do 8º ano do Fundamental II até o Ensino Médio; e Marcel Youssef Hamed, professor de Artes Visuais do Ensino Médio.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]