Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se reuniram em uma roda de conversa para debater a importância de um currículo diversificado na formação dos alunos. Ieda Abbud, que trabalha no Oswald desde 2012 e é Coordenadora do G2 ao G4, na Educação Infantil; Tarso Loureiro, na escola desde 2010, é professor de Sociologia nos Ensinos Fundamental I e Médio, e Tatiana Kobayashi Sarmento Tatit, que é professora do Fundamental I e trabalha na escola desde 2006.
Na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I do Oswald, o currículo é majoritariamente pautado pelos projetos, que partem da observação das crianças, definindo temas e maneiras como os conteúdos serão trabalhados. Só é possível um currículo realmente diversificado e integrado se houver um olhar atento para as questões das crianças. Por isso, no Oswald, é das dúvidas dos alunos e das questões que eles trazem para a sala de aula que são planejados os processos de aprendizagem.
Os projetos ocupam grande parte do trabalho desenvolvido nas turmas e são sempre interdisciplinares, mobilizando diversas áreas do conhecimento e linguagens em torno de uma questão de investigação. Os professores observam as crianças e alimentam suas dúvidas genuínas, a fim de despertar uma postura investigadora. Temas e atividades diversas são trazidos para dentro dos projetos, desenvolvidos semestral ou anualmente, para que as crianças ampliem seus repertórios de saberes e interesses.
Os educadores têm o papel de ajudar os alunos a definirem suas questões norteadoras, além de oferecer diferentes ferramentas de exploração e pesquisa para essas questões. A ideia não é chegar a uma resposta cientificamente válida com os alunos, mas incentivá-los a pensar e raciocinar sobre aquele assunto de modo interdisciplinar. Nos projetos, muitas vezes o educador assume uma posição muito simétrica aos alunos, na qual irão pesquisar juntos sobre conhecimentos que não dominam, considerando o modo próprio das crianças de construir conhecimento científico.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]