O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas ligadas a matemática e dar mais valor e visibilidade a elas dentro da escola. Partindo da abordagem socioconstrutivista, a didática utilizada no Oswald compreende a aprendizagem como um processo social e tem como base correntes que defendem a reflexão, o convite ao raciocínio aprimorado da matemática, sem pregar regras e fórmulas, buscando explicações para resultados. Isso é algo que o Oswald sempre buscou: uma forma de trabalhar com os alunos o entendimento da matemática, ao invés de basear o estudo exclusivamente em treinos.
Neste sentido, no Ensino Fundamental I, são criadas situações-problema para que os alunos sejam encorajados a interagir com o objeto de conhecimento, enfrentar e confrontar o problema, assim como apresentar hipóteses para a resolução, colocando o aluno na posição de protagonista para encontrar a solução daquele problema.
Uma outra prática bastante característica do ensino da matemática no Oswald é o cuidado com o procedimento, com o registro, com a forma de demonstrar aquele problema e aquele raciocínio matemático. O registro do raciocínio matemático é importante para permitir a leitura do raciocínio tanto pelo autor quanto pelos professores e colegas. Por isso, os professores estão atentos à capacitação dos alunos para fazerem bons registros e serem leitores da linguagem matemática desde o Ensino Fundamental. No Ensino Médio, é possível enxergar que os alunos oswaldianos estão aptos a refletir, raciocinar, entender os conceitos envolvidos nos estudos mais complexos, e não somente o procedimento para chegar a um resultado.
Para o futuro
Ao pensar sobre o futuro, conversamos com três professoras que trabalham a matemática em diferentes níveis do Oswald: Ana Paula, professora polivalente do Ensino Fundamental I; Luciana, professora de Matemática do Ensino Fundamental II; e Vania, que trabalha a disciplina no Ensino Médio. Todas concordam que a rotina de estudo da matemática ainda é difícil para os alunos de todas as faixas etárias; portanto, é uma das áreas nas quais deve-se investir, levando em conta formatos de currículo que pensem essa prática de estudos.
Pensando nessas dificuldades e na prática dos estudos, Vania recordou-se de um projeto da escola chamado “Aluno Estudante”, que propunha um exercício de evocação, no qual os alunos eram orientados a rever e reviver estratégias, raciocínios e métodos. Luciana trouxe como ideia a “crônica de aula”: trata-se do sorteio de um aluno ao final do dia para escrever um relatório, uma ata daquela aula, citando todas as ideias que foram levantadas, além da solução a que se chegou a partir do problema dado. Na aula seguinte, essa ata é lida para todos na sala, funcionando como um excelente exercício de registro e estudo matemático.
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de seis educadores do Oswald, em uma roda de conversa sobre como formar novas gerações de apreciadores de Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever textos críticos e com profundidade. Ana Paula Mateus, professora do 5º ano do Fundamental I; Evandro Rodrigues, professor de Língua Portuguesa do 8º e 9º ano do Fundamental II e de Produção de Textos do 1º ano do Ensino Médio; Janaína Arruda da Silva, professora no Ensino Médio de Literatura, Produção de Texto e Gramática; Natalia Correa Martins, professora do 1º ano do Fundamental I; Rosane Mingues Reinert, coordenadora pedagógica do Ciclo I no Fundamental I, e Vivian Gusmão, professora de Língua Portuguesa no 6º e 7º ano do Fundamental II.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]