Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da Matemática em diversas situações.
No Ensino Fundamental I, os projetos aproximam os alunos de situações pontuais, como estudar medidas e gênero de receitas, ou que estejam presentes no projeto anual, como no 5º ano, em que a matemática está presente em alguns textos de Ciências ou História e Geografia, por exemplo.
Em 2016 foi feito um estudo interdisciplinar com o 6º ano, envolvendo Matemática Financeira a partir de um material desenvolvido pelo MEC. Neste ano, no Estudo do Meio, esses mesmos alunos – agora no 7º ano – vão para a comunidade da Baleia, no Parque Estadual da Ilha do Cardoso, no Estado de São Paulo, onde as mulheres são responsáveis pela organização financeira comunitária.
Parte das tarefas será justamente entender de que maneira essa economia comunitária se organiza na prática, usando os exercícios do ano passado como base crítica.
Há também, já faz alguns anos, um estudo amplo de Matemática Financeira no 9º ano – envolvendo em conjunto o mercado financeiro -, que abrange Geografia e Matemática Financeira.
Os alunos começam trabalhando textos e conteúdos e, ao decorrer da atividade, têm contato com um economista de mercado que apresenta, matematicamente, alguns conceitos econômicos, por exemplo: por que o comércio incentiva as compras a prazo, um dos temas mais debatidos pelos alunos.
Igualmente, existem projetos e parcerias interdisciplinares pontuais, que surgem da necessidade de aprendizado de cada turma.
Já tiveram trabalhos do Ensino Médio conectando Física e Matemática em um estudo de proporcionalidades e suas aplicações, por exemplo, disparado a partir da necessidade de compreensão da proporção que apareceu nas aulas de Física.
Ainda em 2017, o 7º ano vai trabalhar a África e os refugiados africanos ao redor do mundo na disciplina de Geografia; a partir dessa investigação, foi proposto que um especialista de Etnomatemática viesse conversar com as turmas.
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de seis educadores do Oswald, em uma roda de conversa sobre como formar novas gerações de apreciadores de Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever textos críticos e com profundidade. Ana Paula Mateus, professora do 5º ano do Fundamental I; Evandro Rodrigues, professor de Língua Portuguesa do 8º e 9º ano do Fundamental II e de Produção de Textos do 1º ano do Ensino Médio; Janaína Arruda da Silva, professora no Ensino Médio de Literatura, Produção de Texto e Gramática; Natalia Correa Martins, professora do 1º ano do Fundamental I; Rosane Mingues Reinert, coordenadora pedagógica do Ciclo I no Fundamental I, e Vivian Gusmão, professora de Língua Portuguesa no 6º e 7º ano do Fundamental II.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]