Investir em um currículo diversificado está na origem do Colégio Oswald, que continua investigando novas propostas de diversificação de suas práticas pedagógicas constantemente.

A Coordenadora da Educação Infantil, Ieda Abbud, define as palavras “integração” e “diversificação” como sínteses da expressão desse currículo diversificado na Educação Infantil. Diversidade e integração são os conceitos que pautam todas as atividades relacionadas ao trabalho com as crianças, direcionando desde a seleção da equipe, o trabalho realizado diariamente, as interações entre adultos e crianças – e também entre as crianças de diferentes idades -, a composição dos espaços, até a seleção de materiais que serão utilizados nas práticas cotidianas.

A proposta pedagógica da Educação Infantil se debruça na integração entre cuidar e educar, entre as diferentes áreas do conhecimento e suas linguagens, a fim de promover verdadeiras experiências de aprendizagem, tendo o brincar como grande elemento integrador. Para isso, a reflexão sobre o currículo é contínua e os projetos, atividades permanentes e sequências didáticas são discutidos pela equipe pedagógica, sempre pensando na maneira de transpor o Projeto Político Pedagógico da escola para a prática com as crianças, tendo a preocupação de aproximar – desde essa faixa etária – as práticas escolares das práticas sociais.

Um exemplo da integração como conceito fundamental no currículo do Oswald é o processo de integração das disciplinas Sociologia e Psicologia, no Ensino Médio. Tarso Loureiro, professor de Geografia e Sociologia, pensava, em sua disciplina, em maneiras que permitissem enriquecer a experiência das aulas, com o intuito de trazer um olhar social para os conteúdos abordados.

Em reuniões com a professora Marcella Monteiro, que trabalhava projetos integrados entre Psicologia e Produção de Textos, os dois educadores entenderam que mantinham algumas leituras comuns e outras tantas complementares.

A partir destas intersecções, conseguiram desenvolver um trabalho conjunto entre as áreas de Sociologia, Psicologia e Produção de Textos. Desde então, foi feita a construção de um currículo integrado entre as disciplinas: mesmo as aulas ainda tendo horários distintos, há um conteúdo conjunto trabalhado com os alunos. À medida que esse trabalho foi sendo desenvolvido, os professores conseguiram propor um currículo totalmente integrado. Atualmente, as reflexões feitas nas duas disciplinas caminham junto dos trabalhos de Produção de Textos, materializando para os alunos do Ensino Médio a integração dos conhecimentos, assim como a diversificação das possibilidades de ações e práticas sociais que expressem a diversidade desses aprendizados.

Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se reuniram em uma roda de conversa para debater a importância de um currículo diversificado na formação dos alunos. Ieda Abbud, que trabalha no Oswald desde 2012 e é Coordenadora do G2 ao G4, na Educação Infantil; Tarso Loureiro, na escola desde 2010, é professor de Geografia e Sociologia nos Ensinos Fundamental II e Médio, e Tatiana Kobayashi Sarmento Tatit, que é professora do Fundamental I e trabalha na escola desde 2006.