Os Estudos do Meio nasceram como estratégia pedagógica nos cursos universitários, um método de ensino interdisciplinar que visa proporcionar aos alunos e professores o contato direto com determinada realidade – um meio qualquer, rural ou urbano – que se decida estudar.
Essa atividade pedagógica se concretiza pela imersão orientada na complexidade de um determinado espaço geográfico, pelo estabelecimento de um diálogo inteligente com o mundo, com o intuito de verificar e produzir novos conhecimentos e vivências para os alunos. O Oswald foi uma das primeiras escolas de ensino básico a trazer essa experiência acadêmica para os alunos, ainda na década de 1980. Hoje, a escola conta com empresas parceiras, agências especializadas em turismo educacional e Estudos do Meio para o desenvolvimento dos programas.
O Oswald procura sempre mostrar aos alunos a diferença entre um passeio e o Trabalho de Campo, que tem uma abordagem didática, pedagógica e, naturalmente, interdisciplinar. Trazer a prática da academia para o ensino básico sem que fosse aplicada a partir da interdisciplinaridade não faria sentido, uma vez que, postas na realidade, as disciplinas abordadas estão o tempo todo em diálogo.
Nas viagens de pré-estudo já são mobilizados diversos professores de áreas envolvidas que, juntos, desenham as primeiras ideias de projetos a serem desenvolvidos pelas turmas. O Oswald tem se preocupado, nos últimos anos, em trazer o mundo para dentro da escola, assim como investido na prática do Estudo de Meio para levar os estudos da escola para o mundo.
Um dos maiores desafios desse tipo de trabalho é sempre lidar com o tempo. Os estudos são imersões em um tema e as pesquisas feitas em campo são muito potentes no sentido da aprendizagem. Porém, a quantidade de informação coletada é muito grande e, às vezes, o processo de construção do conhecimento acaba fragmentado pela falta de tempo, mas a equipe pedagógica persiste encarando esses desafios, uma vez que a solução do problema não necessariamente existe no modelo de escola atual.
O Estudo do Meio do 9º ano do Ensino Fundamental II é um dos mais antigos, em recorte estudado, do currículo do Oswald: os alunos visitam uma siderúrgica e uma usina nuclear. Existe uma parte de pesquisa científica, mas são poucas as atividades práticas no local.
Os assuntos de energia nuclear, por exemplo, são muito teóricos e áridos na sala de aula; entretanto, quando o aluno entra em contato com as pessoas que trabalham na usina nuclear e que trazem a realidade de um contexto geopolítico para aquele assunto que parecia tão específico, há a proposição de novas dimensões para o conteúdo estudado, como questões específicas da área de Química, que se desdobram em debates de interesses internacionais. A consequência dessa experiência, para o aluno, é muito transformadora, fazendo-o viver experiências extraclasse fundamentais para a absorção de conceitos e aplicações na sua realidade.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]