A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma das escolas que se uniu ao Colégio Oswald de Andrade como conhecemos hoje. O Caravelas foi uma escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental fundada por educadoras e psicólogas que relacionavam o brincar ao desenvolvimento das crianças. Por isso, no projeto pedagógico da escola, desde sua fundação, privilegiou-se muito o espaço da brincadeira. Essa concepção foi mantida no Oswald, na qual o brincar é concebido como parte da constituição da criança e das relações que ela cria com os outros e o mundo ao seu redor. A brincadeira cria um repertório que fornece mais ferramentas para entender o mundo, mesmo na vida adulta, uma vez que a capacidade criativa está intrinsecamente relacionada à brincadeira.
No currículo da Educação Infantil, o brincar é colocado como pano de fundo para todas as atividades desenvolvidas com as crianças, mostrando-se como uma linguagem que permite às crianças investigarem, explorarem e criarem novas formas de se relacionar. Os “cantinhos”, por exemplo, são momentos de brincadeira presentes na rotina das crianças desde o início da Educação Infantil. Os educadores preparam um cenário com temas e materiais que instiguem os alunos a brincar, usando a imaginação livremente.
Por conceber o brincar como valioso para o desenvolvimento das crianças, o Oswald tenta – internamente e por meio de parcerias externas – significar a brincadeira como fundamental para o exercício de expressar-se e relacionar-se. O Colégio é parceiro da iniciativa Território do Brincar, liderada por Renata Meirelles e David Reeks.
O projeto é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil, que teve um longo período de colaboração e formação com as escolas parceiras. Por meio de encontros presenciais, conversas por Skype, discussões entre educadores e registros pedagógicos do cotidiano escolar, o Oswald se envolveu profundamente com o Território do Brincar.
Mesmo com o fim do projeto de intercâmbio, a importância de criar espaços para o livre brincar se introjetou na cultura e na rotina oswaldianas.
O projeto Recreiar, criado por educadores e auxiliares de sala em 2017, por exemplo, demonstra o desenvolvimento dessa cultura. O momento de parque foi repensado e ressignificado a partir da ação desses educadores: materiais não estruturados ficam à disposição no momento de recreio, deixando as crianças livres para desenvolver diversas brincadeiras.
Este texto foi construído a partir da colaboração de três educadoras do Colégio Oswald de Andrade, em uma conversa sobre o papel do brincar no projeto do Oswald. Nana Giovedi, diretora pedagógica do Ensino Infantil e Fundamental I, no Oswald há 37 anos; Liv Armstrong Namura, professora do 2º ano do Fundamental, trabalha no colégio há cinco anos; Cynthia Caetano de Farias, há 24 anos no Oswald, sempre trabalhando na Educação Infantil.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]