Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do Ensino Fundamental II, passando obrigatoriamente pelas três manifestações artísticas trabalhadas na escola: Artes Visuais, Música e Teatro. No 6º, 7º e 8º ano, são seis meses em cada uma dessas disciplinas; a partir do 9º ano, os alunos passam a escolher qual das áreas vão estudar a cada ano – mesmo modelo desenvolvido pelas disciplinas envolvidas em Educação Física. Assim, no início de cada ano, os professores apresentam as propostas de trabalho e os alunos escolhem suas turmas. Na visão dos educadores, os estudantes gostam, em geral, de experimentar as diferentes disciplinas e aproveitam a oportunidade de aprofundar o conhecimento em todas as manifestações. Apesar de o Colégio incentivar a rotatividade, há também espaço para o aprofundamento e desenvolvimento de interesses dos alunos em áreas específicas.
Nas disciplinas ligadas a Artes, assim como em outras áreas, os educadores tentam explorar aspectos interdisciplinares. No 1º ano do Ensino Médio, por exemplo, professores de Artes trabalham princípios básicos de cada manifestação de forma mais independente e focada. No 2ºano, as manifestações são apresentadas de maneira mais misturada, com diálogo amplo entre as linguagens. Já no 3º ano, os limites das disciplinas ficam quase indefinidos, uma vez que, no Projeto de Encerramento, todas as manifestações são compreendidas conjuntamente.
Uma perspectiva da arte contemporânea
O grande diferencial do Oswald nas Artes Visuais é a tentativa de trazer a arte contemporânea para o foco da cena dos alunos, dando importância aos projetos de obras. Os alunos são estimulados a desenvolver projetos daquilo que querem realizar, sem que haja ênfase no material ou na técnica utilizada, uma vez que estes estão a serviço do projeto expressivo. Parte-se da apresentação de um repertório, a partir do qual os alunos desenvolvem ideias e projetos, que podem ou não chegar à execução.
O lugar das Artes Visuais pode e deve ser um lugar de ousadia, de experimentação, de tempos diferentes de planejamento, de contemplação, absorção e realização. O desafio na escola é propor um lugar de estranhamento para a criatividade, a ousadia e a autoria. Por isso, na concepção desse trabalho no Oswald, os alunos são instigados, desde a Educação Infantil, a ler obras de arte, interpretá-las e criar repertórios nas linguagens artísticas. A compreensão dessa linguagem também pressupõe criação, colocando a autoria como desafio para os alunos durante todo o percurso escolar.
Educação Física no Oswald
[...]
O corpo é o melhor brinquedo!
Da Educação Infantil ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental I (G5 ao 2o ano), as[...]
O Festival de Jogos
O Festival de Jogos existe no Oswald desde 1995 e é um dos momentos mais[...]
Olhar para o futuro
A tecnologia permite, no mínimo, maior agilidade na capacidade de captar informações, sendo também um[...]
A tecnologia como catalisadora de linguagens
Escrita x oralidade A transformação das formas de comunicação no universo digital também trouxe[...]
Projeto Girassol
Construindo o futuro também para adultos O Projeto Girassol é focado na formação de jovens[...]
Cidadania Digital da Escola
Como entender, explorar as oportunidades e usar de maneira apropriada os recursos oferecidos pelas ferramentas[...]
Projeto de Encerramento do 3º ano do Ensino Médio
O Projeto de Encerramento nasceu em 2002, com o objetivo de possibilitar um momento de[...]
Matemática no Oswald
O Oswald vem atuando, nos últimos anos, para aumentar o interesse dos alunos nas disciplinas[...]
O movimento como forma de expressão
A área de Educação Física, no Ensino Fundamental II e Médio do Oswald, é valorizada[...]
Os jogos esportivos no Ensino Fundamental I
O projeto de Educação Física no Ensino Fundamental I do Oswald tem como conceito básico[...]
O aluno escritor
O aluno escritor Como ele se desenvolve e se forma? No colégio Oswald de Andrade,[...]
A formação de um cidadão leitor
Como formar novas gerações de apreciadores da Literatura e cidadãos capazes de ler e escrever[...]
A Dança no Oswald
As professoras de Dança do Oswald, Letícia Doretto e Júlia Santos, desenvolvem um amplo trabalho[...]
Música no Oswald
O percurso que os alunos de Música seguem no Oswald a partir do 6º ano[...]
Rádio “Da Boca pra Fora”
O Oswald cria espaços diversificados para a atuação dos alunos na escola, a fim de[...]
Uma visão lúdica
[...]
O brincar na construção das relações
No Oswald, a brincadeira é vista como essencial no desenvolvimento das relações sociais, como o[...]
Brincar no Oswald
A importância do brincar na infância foi um dos conceitos fundadores do Caravelas – uma[...]
Oswald em Movimento
Dentre os eventos do Oswald, o Oswald em Movimento é o mais marcante para a[...]
Relatividade e Física Quântica
Em entrevista com Jacó Izidro de Moura, professor do Oswald desde 1995, mapeamos o trabalho[...]
Metodologia de Projetos
Este texto foi desenvolvido a partir da contribuição de três educadores do Oswald, que se[...]
Linguagem matemática na interdisciplinaridade
Um dos pontos fortes na estratégia de aprendizado do Oswald, os projetos interdisciplinares utilizam-se da[...]
Currículo em Prática
Como colocar em prática um currículo que seja diversificado? Entre muitos dos exemplos possíveis de[...]
Avaliações externas: Canguru Matemático
Há quatro anos o Oswald participa de um processo de avaliação externa, o Canguru Sem[...]
Artes: Uma perspectiva contemporânea e autoral
Os alunos do Oswald têm uma experiência diferente no estudo das Artes a partir do[...]